8 de set. de 2008

Jararaca

Jararaca (Bothrops jararaca) é uma serpente solenóglifa e está entre as mais temidas serpentes do mundo. Ela é uma das maiores serpentes peçonhentas com uma média de 1,3 metros de comprimento. A coloração varia do cinza ao verde. O Brasil tem 32 espécies de jararaca identificadas até agora. Em nosso país, sua peçonha ocupa o terceiro lugar na classificação das mais tóxicas. Aqui são picadas anualmente cerca de 20.000 pessoas por todas as espécies de serpentes, mas a jararaca sozinha responde por até 90% desse número. É a serpente que mais mata em razão de ser a mais abundante. Sua peçonha causa hemorragias, queda da pressão arterial e choque. Esses são apenas alguns dos principais sintomas. Mas, sua peçonha tem outras funções além de matar pessoas ou animais. As serpentes bem como outros animais que outrora eram tidos como vilões, atualmente estão virando heróis ao salvar pessoas acometidas de doenças antes consideradas sem cura. Substância como a bradicinina encontrada na peçonha da jararaca é usada no combate a hipertensão arterial.

As serpentes do gênero Bothrops são as que mais matam em grande parte da América do Sul. O grande número de óbitos se dá não apenas por ser a peçonha de grande letalidade; mas, sobretudo, pelo dela existir em grande número e estar espalhada em diversos ecossistemas.

Alimentação.
A sua alimentação básica é constituída por roedores, lagartos e anfíbios.

Reprodução.
É uma serpente vivípara podendo gerar até 15 filhotes.

FOTO: cedida pelo CRMV MG

Texto de: Antonio Alvez de Siqueira


3 comentários:

Rodrigo disse...

Mais uma... então quer dizer que o veneno da jararaca é o terceiro mais tóxico do Brasil?
Se temos 4 gêneros de peçonhentas perigosas no Brasil, sendo Micrurus, Crotalus, Bothrops e Lachesis estes, e a peçonha de Bothrops a menos perigosa das 4 eu acho que você errou nas contas ou esqueceu que existe as surucucus.
Abraço

Anônimo disse...

Poxa vida Rodrigo, acho entao ja que vc bota tanto defeito no post do rapaza ai, que vc sim deveria ser o responsavel pelo posto concorda? sr Herpetologo affzs.

Anônimo disse...

é cara se voce e herpetologo entao faz voce e larga de ficar criticando os outros vlw? fica so falando mau do post do rapaz pow.