21 de set. de 2008

Lembrete importante

Somente especialistas devem se aproximar de serpentes. Se você quer evitar complicações, algumas medidas adotadas serão muito importantes quanto à prevenção de acidentes.

1 - Nunca andar descalço.
Pesquisas têm mostrado que, pelo menos 50 % dos acidentes com picadas de serpentes peçonhentas no Brasil, ocorrem até a altura do tornozelo. Botas do tipo cano longo ou o uso de perneiras poderá prevenir até 75 % dos acidentes com picadas de serpentes. As serpentes peçonhentas, em geral, são pacíficas e só atacam se tiverem seu hábitat invadido ou quando se sentem ameaçadas. Não é inteligente ameaçar uma serpente e invadir o seu território achando que nenhum ônus será cobrado por parte dela. Mas, se você necessita invadir o seu território porque precisa realizar algum trabalho de campo ou mesmo está somente passeando em seu hábitat, deve tomar todos os cuidados necessários, tais como: fazer uso de botas de cano longo, perneiras, luvas, etc. Nunca meter as mãos em buracos, revirar lixo ou entulhos com as mãos, subir em árvores sem antes inspecioná-las para se certificar de que não há serpentes escondidas em seus galhos e olhar bem o local aonde vai se sentar ou pisar.

2 – Nunca deixar lixo nas imediações das residências.
O lixo fornece pelo menos dois componentes básicos importantes para atrair as serpentes. O lixo atrai ratos que procuram restos de alimentos. Esses animais deixam urina por onde passam e isso atrai as serpentes que seguem o rastro de odor da urina. Além disso, o lixo, em geral, fornece abrigo quente às serpentes que são animais de sangue frio e precisam se aquecer.

3 - Proteger a residência.
A proteção às residências passa por alguns fatores importantes tais como: não destruir os inimigos naturais das serpentes, como emas, gaviões, corujas, gambás, seriemas, serpentes ofiófagas (que se alimentam de serpentes), etc. As residências e paios devem ser protegidos impedindo que suas portas tenham frestas e não permitindo que trepadeiras cresçam em suas paredes. Como são animais de sangue frio e precisam se aquecer para que o seu metabolismo possa funcionar bem, elas buscam ambientes quentes e para isso não são muito seletivas quanto ao local escolhido. Algumas pessoas já foram mortas por picadas de serpentes enquanto dormiam.


Texto de: Antonio Alvez de Siqueira


Um comentário:

Unknown disse...

sei que estou fugindo do assunto, mas para ter uma corn snake em casa preciso de documentaçao? como faço para arrumar esta documentaçao?