18 de set. de 2008

Taipan

A taipan (Oxyuranus microlepidotus) é por muitos considerada a serpente mais peçonhenta do mundo. A taipan com duas espécies (Oxyuranus microlepidotus e Oxyuranus scutellatus) são encontradas nos ecossistemas australianos. A peçonha da taipan é tão eficiente que, uma só picada pode levar a morte 125 pessoas adultas. Também há estimativas de que a peçonha de uma só picada possa matar 250.000 camundongos, ou ainda, cerca de 300 ovelhas. Essa serpente pertence à família Elapidae, a mesma família que engloba a coral-verdadeira (Micrurus sp.). Também chamada de cobra-de-barriga-amarela ou taipan-do-interior é encontrada no interior da Austrália, especialmente no deserto de Simpson. A outra espécie de taipan (Oxyuranus scutellatus) vive na costa australiana, mas essa é seis vezes menos tóxica que a taipan do interior. A taipan-de-Simpson é uma cobra que mede em torno de 2,50 metros; onde a fêmea é maior que o macho. Todavia, a maioria não passa de 2 metros de comprimento.

A peçonha tem ação hemotóxica, neurotóxica e nefrotóxica, podendo matar um ser humano em 45 minutos.

Entre os principais sintomas em humanos, estão náuseas, vômitos, cefaléias, hemorragias, às vezes hipotensão, ou hipertensão, dor abdominal, perda da consciência, convulsões, paralisia progressiva iniciando-se na cabeça e estendendo-se ao restante do corpo, dores musculares e insuficiência renal. A morte de suas vítimas ocorre por parada respiratória.

Reprodução.
As fêmeas realizam a desova entre novembro e dezembro, numa quantidade que pode chegar a 20 ovos. O período de incubação é de cerca de 90 dias e os filhotes nascem com aproximadamente 30 cm de comprimento. Como toda serpente, não tolera o calor do deserto e procura se esconder durante o dia, em fendas e buracos.

Foto: Taipan do interior by A.A. de Siqueira.

Texto de: Antonio Alvez de Siqueira


3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo postado. Vocês foram bem completos ao falar desta perigosíssima serpente australiana. Só para lembrar, a Taipan-de-Simpson (Oxyuranus scutellatus scutellatus) é também muito conhecida como Taipan Costeira.

Rodrigo disse...

Amigão... quem desova é peixe... Serpente faz ovipostura.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Ficou muito legal. Me ajudou muito para o meu TC de ciências, e é bom saber que elas são da Austrália. Obrigado(a).