12 de mar. de 2009

Principais doenças e complicações

Atendendo pedidos, vou escrever sobre as principais doenças e complicações que ocorrem nas serpentes em cativeiro.
Na verdade, o conteúdo mesmo quem me mandou foi o Médico veterinário de exóticos e silvestres César (recomendo), e eu apenas organizando e simplificando um pouco pra não ficar muito tecnico.

Vamos começar pela estomatite, que é a mais comum.

*Estomatite:
A estomatite é causada geralmente por Aeromonas hydrophila, Pseudomonas spp e Klebsiella. Uma má nutrição (especialmente deficiências de vitamina C) predispõe a essa infecção, assim como traumatismo decorrente de contenção, alimentação forçada ou colisão com paredes do recinto. Os sintomas incluem hiperemia(aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais) e ulceração da mucosa oral com acúmulo de exsudato caseoso característico, as lesões incluem a gengiva e invadem os alvéolos dentários(cavidade do osso da maxila e mandíbula onde se alojam os dentes) e o osso circundante das arcadas dentárias superior e inferior. Geralmente a estomatite é uma complicaçao secundaria de pneumonias ou septicemias.

*Pneumonia:
Causada principalmente por Klebsiella pneumoniae, Aeromonas hydrophila, Pseudomonas, Proteus e Peptostreptococcus.
Os sintomas incluem apatia, anorexia, falta de ar, estertores respiratórios(um tipo de som feito na respiração), respiração pela boca, corrimento nasal, contrações intercostais, perda de equilíbrio na natação, emaciação crônica. O diagnóstico pode ser feito com Swabs ou lavado laríngeos para isolamento da bactéria.

*Anorexia:
Primeiramente, devemos entender que anorexia não é uma doença, e sim um reflexo comportamental de uma situação que pode ter as causas mais diversas. Mesmo este comportamento precisa ser devidamente classificado entre fisiológico ou patológico. Isto porque existem situações onde o animal não irá comer, como em períodos de hibernação, como pode acontecer em algumas espécies ou em fêmeas em avançado estado de gestação. Não sendo uma situação fisiológica natural, devemos investigar o amplo universo de possibilidades que cerca aquele animal. Na maioria dos casos existe uma causa ambiental que leva a uma situação de estresse e esta síndrome leva também à anorexia. Portanto precisamos estar atentos se a temperatura do recinto está de acordo, se existe um refúgio para o animal, se não existe competição em demasia e se o alimento está sendo servido de acordo com os hábitos daquela espécie, como por exemplo, respeitando se a espécie tem habito noturno ou diurno, dentre outras coisas.

*Ácaros:
O ácaro encontrado nos répteis é o Ophionyssus natricis, que pode parasitar todos os répteis. A pele dos animais fica áspera e com disecdese (troca de pele anormal), podendo ocorrer vitalidade reduzida e em manifestações intensas morte por anemia. Podem se infectar com Aeromonas hydrophila, causador de septicemia hemorrágica, veiculado pelo ácaro.
São encontrados com frequência nos espaços entre as escamas, nas pregas cervicais e faciais e nos sulcos formados entre o óculo e as escamas perioculares.

*Carrapatos:
Carrapatos dos gêneros Amblyoma rotundatum, Ixobioides, Ophyogongylus, Chironobius, Ornithodoros, Aponomma, Hyalomma são os mais comumente encontrados em répteis, onde, todas as espécies são susceptíveis, preferencialmente animais terrestres.
Os sinais são a simples presença dos parasitas no rebordo da cavidade ocular e região periocular, ao longo do corpo e no ventre. Podem levar a dermatites focais a severas patologias sistêmicas por inoculação de toxinas levando a óbito.

*Pneumonia fúngica:
Há vários agentes isolados, Aspergillus, Beauvaria, Geotrichum, Mucor, Cladosporium e Paecilomyces como causa da infecção, e a maioria dos casos é granulomatosa, com desenvolvimento de nódulos característicos e lesões em placa no epitélio (tecido epitelial), além de certo grau de consolidação e necrose pulmonares. As serpentes são mais resistentes a esse tipo de doença.

*Paramixovirose:
Doença que possui como agente o Paramixovírus que acomete serpentes principalmente Jararacas, Jibóias e Cascavéis.
A doença se apresenta de várias formas, de curso agudo e superagudo, onde, sinais respiratórios (antes de morrer a serpente pode expelir conteúdo caseoso e purulento pela glote) e/ou neurológicos (perda de tônus muscular, tremores de cabeça e perda do equilíbrio) por curto período antes de virem a óbito. Curso crônico, emagrecimento e pneumonia por infecção bacteriana secundária e o animal também pode se comportar como portador sadio, onde, disseminam a doença sem apresentar sintomas. Pode levar a quadros de hepatite e pancreatite
O diagnóstico pode ser feito através de PCR ou inibição da hemoaglutinação.
Não existe nenhum tratamento, sacrifício dos animais doentes. A mortalidade varia de 8 a 87%, e cobras mais idosas são mais susceptíveis.

*Doença do corpúsculo de inclusão viral (IBD):
Trata-se de uma doença causada por Retrovírus, que acomete todas as serpentes da família Boidae.
Os sinais incluem regurgitação, estomatites, pneumonias, sarcomas cutâneos(tumor na pele) indiferenciados, desordens linfoproliferativas e leucemias. O sintoma mais indicativo é a encefalite (opistótonos, diminuição da capacidade proprioceptora, perda do reflexo postural) levando à morte.
Diagnostica-se a doença por Sorologia, Imunofluorescência, Inclusão intracitoplasmática em células epidermais. Não existe nenhum tratamento, sacrifício dos animais doentes.

Bem, sei que ficou bastante técnico de mais, então, qualquer duvida pode ser feita, que sua duvida será respondida.

PS: Vou deixar aqui algumas informações sobre o César para caso queiram falar com ele.

Perfil - Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=17816243523923005485

MSN: John_whites@hotmail.com

Ele já me ajudou muito pela internet, e ele também atende em qualquer lugar do Brasil.


7 comentários:

Anônimo disse...

Onde a cobra Touro vive?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha corn não come e ela é muito pequena o que eu faço...me ajudem pois ela esta ficando muito letargica!!!
obrigado.

Qassis-kaċċatur disse...

Ótimo artigo, muito esclarecedor. Na verdade o que tenho é uma pergunta: ecdise interrompida, cheiro forte e manchas arredondadas vermelhas na pele antiga, prejudicando a pele nova... É uma infecção por fungos, não é? O que fazer?
Grato!

DIANA ='-'= disse...

Minha cobra aparenta está muito bem, mas certo dia peguei ela e ela começou a expelir uma secreção, fiquei tão pertubada que não reparei se a secreção saiu da boca ou do nariz, ela está aparentemente normal, mas não sei se devo fazer algo. Porfavor me ajude!

dolcepeccatoconfeitaria disse...

Olá, O veterinário que você indica o Dr. Cesar reside em São Paulo? Acabamos de adquirir uma corn motley e quero um veterinário que sabia cuidar de serpentes. Grata.

Unknown disse...

ola pode me dizer uma patologia óssea da cobra