31 de mar. de 2008

"Cobra" ou "Serpente"?

Durante algum tempo de minha vida, diversas vezes eu ouvi falar estes dois termos, porém nunca tinha parado para pensar qual é o certo.
Então fiz umas pesquisas e nelas eu encontrei que no Brasil é comum o uso dos dois, porém o correto é o termo Serpente.
Serpente é o nome dado ao réptil que se locomove rastejando, que não possui membros e pode ou não ser peçonhento.
-De onde veio o termo "cobra"?
Cobra é um nome próprio que se refere à espécie de serpente Naja hannah ou Cobra-Rei(como é popularmente chamada).
-E por que nossas serpentes são chamadas também de "Cobras"?
Quando os portugueses chegaram ao Brasil e se depararam com as serpentes, imaginaram que fossem as conhecidas como Cobra-Rei, e a partir daí ficou conhecida também como "Cobra"


6 comentários:

Anônimo disse...

Sou Adriane da ufsm/RS tenho fascinio por este mundo, achei muito interessante seu trabalho...vc esta certo, cobra somente a naja!!!!

Anônimo disse...

sou português e também não fazia ideia. Aqui também usamos as duas palavras indiscriminadamente. Pensava até que fossem sinónimos. Mas agora ao pensar creio que realmente nos programas televisivos falam sempre em serpentes e não cobras. Obrigado pelo esclarecimento.
Filipe

lauro_v.figueiredo disse...

Adriane, Cobra Rei tambem é cobra , ou uma serpente ?

laurovfigueiredo@gmail.com

Unknown disse...

Apesar da palavra "Cobra" em seu nome esta serpente não pertence ao gênero Naja, ela pertence ao seu próprio gênero, Ophiophagus. (Fonte: http://www.terraselvagem.com/animais/repteis/cobra-real/)

Unknown disse...

Olá!!! Achei que cobra fosse o termo utilizado para aquelas que possuem capelo, então, além da naja, a cobra-rei e também a mamba se enquadrariam...

Carlos disse...

Post bastante interessante. fiz um pouco mais de pesquisa e encontrei este artigo:http://www.peritoanimal.com.br/diferenca-entre-cobra-e-serpente-20562.html, Também muito bom.